Nossa Causa

O que move a ADEC é o espírito de responsabilidade cidadã e a crença na capacidade de liderança da mulher brasileira, que, com seu desenvolvimento pessoal e profissional, é capaz de  despontar como protagonista do seu próprio destino e assumir posições de influência nos diversos setores da nossa sociedade.

Nosso diferencial é buscar o crescimento da beneficiada e da beneficiadora. Todas as voluntárias recebem da Associação o incentivo e a habilitação para atuação nas unidades existentes. 

Com a formação integral (profissional, humana, cultural e cidadã) das voluntárias e das beneficiadas, permite-se que cada uma seja agente multiplicador de atitudes e valores dentro do seu próprio ambiente.

Muita história

Conheça nossos principais Projetos Sociais:

missao

Férias Solidárias:

Durante o período de férias escolares, janeiro e julho, as unidades da ADEC promovem o projeto Férias Solidárias, que desenvolve atividades educativas, lúdicas e profissionais com comunidades de baixa renda nas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro.

Uma semana de imersão em uma realidade diferente do que as jovens estudantes estão acostumadas é uma grande ocasião de crescimento, permitindo-lhes desenvolver habilidades e a aprender a enfrentar dificuldades e desafios. Isso ajuda a despertar a sensibilidade das estudantes para as questões sociais, sobretudo para sua própria responsabilidade na transformação da sociedade.

Bailarinas do projeto social da ADEC

Projeto Jurujuba:

O Projeto começou em 1998 atendendo a 100 crianças e adolescentes, de alta vulnerabilidade social, da comunidade pesqueira do bairro de Jurujuba-Niterói/RJ. O objetivo é o desenvolvimento de atividades educativas e lúdicas que possibilitam as crianças e adolescentes reforçar o conhecimento adquirido no ensino formal e aumentar sua autoestima. O projeto capacita essas meninas para terem mais esperança na realização dos seus sonhos e na mudança da sua realidade sociocultural.

O Projeto também promove aulas de gastronomia para as mulheres da comunidade, possibilitando que elas possam empreender alternativas de geração de renda, melhorando suas condições socioeconômicas.

O Projeto já recebeu o Prêmio Rio Sociocultural e o patrocínio do Criança Esperança.

aula online

Projeto Ponte (Pré-vestibular social):

O Projeto Ponte é um pré-vestibular social gratuito e online com o objetivo de ajudar alunas de escolas públicas a ingressarem na tão sonhada universidade.

As aulas são diárias, de segunda a sexta, das 18h30 às 21h00, e uma vez por mês um simulado. E estudantes do último ano de Psicologia fazem encontros de mentoria com as alunas e através de testes e conversas ajudam na orientação dos estudos e na escolha da futura carreira.

óculos virtual

Projeto Mais Conectadas:

O objetivo do Mais Conectadas é promover a inserção digital das beneficiadas, ampliando seu conhecimento e sua acessibilidade às informações e ferramentas existentes.

Queremos que nossas alunas possam ser agentes de transformação em suas comunidades, assessorando negócios locais a se transformarem em digitais. Também será importante para que consigam melhores postos de trabalho no futuro.

O Projeto acontece na Escola Municipal Frederico Trotta, na Barra da Tijuca, onde atende as populações de diversas comunidades: entre elas o Terreirão e Cidade de Deus.

 

Mulheres transformadas

Projeto Social Bossa Feminina:

O Projeto Social Bossa Feminina oferece oficinas que colaboram para a inserção de mulheres de baixa renda no mercado de trabalho.

Oferecemos: aula sobre como fazer um bom currículo, sobre resiliência, dicas para participar de entrevistas, aula sobre empatia, como fazer maquiagem básica, etiqueta e imagem. 

E, no final, as alunas recebem três looks completos, para que possam usar ao entregar os currículos e nas primeiras entrevistas de emprego.

Voluntárias do projeto social

Projeto Livro ao Vivo:

Jovens estudantes realizam visitas semanais às crianças internadas e suas famílias no Hospital dos Servidores lendo histórias infantis. Dessa forma, vivenciam a experiência única de se doarem para arrancar sorrisos e, de certa forma, aliviar um pouco a dor de tantas crianças.

Provocar a juventude para que a sua vida tenha um sentido maior é um dos nossos objetivos na ADEC.

Meninas do projeto artefaço

Projeto Arte Faço:

O Projeto atende a adolescentes de baixa renda da Barra da Tijuca atualmente na Escola Municipal Federico Trotta.

As oficinas de Arte consistem no desenvolvimento de atividades que resgatam a cultura brasileira através da criação de peças artesanais com o objetivo de aumentar a autoestima a partir do reconhecimento e desenvolvimento de aptidões que possam gerar renda. Trabalha-se ao mesmo tempo a criatividade, o gosto estético, a noção de não desperdício, a produtividade, a concentração e o desenvolvimento pessoal de cada aluna, ajudando também na diminuição da evasão escolar.

jovens preparando alimentos

Projeto Noite Solidária:

De 15 em 15 dias, às quartas-feiras, as nossas jovens voluntárias organizam uma “Noite solidária”: ação social onde elas fazem um lanche para os moradores de rua e vão entregar pessoalmente. Algumas vezes, fazem campanhas de agasalho ou itens de higiene.

Incentivamos que as jovens estudantes sejam verdadeiras agentes transformadoras da sociedade.

adec-200

Contribua com nossos projetos