em Notícias
Pré-vestibular social

Novo Projeto ponte - pré-vestibular social

Diante do cenário da pandemia do COVID-19 e acompanhando as pesquisas feitas entre a juventude que está estudando para ingressar na faculdade no meio desta crise sanitária, econômica e educacional, a ADEC resolveu agir e convocou suas voluntárias. Com a ajuda de um corpo de voluntárias jovens, recém formadas e estudantes de graduação, criamos o Projeto Ponte com o objetivo de ajudar meninas do Ensino Médio, de escolas públicas, que estão sofrendo com a não volta das aulas presenciais e todo o estresse de se preparar para o ENEM em meio a essa crise.

O Projeto Ponte é um pré-vestibular social gratuito e online, uma ponte entre a aluna e a tão sonhada universidade.

A pesquisa Juventudes e Pandemia do Coronavírus trouxe dados preocupantes. Quase 30% dos jovens disseram ter pensado em abandonar os estudos quando a pandemia passar. E quase metade daqueles que estão se preparando para o Enem admitiram a hipótese de desistir do exame. O levantamento foi feito no mês de maio de 2020 e atingiu a faixa etária entre 15 a 29 anos.
O acesso à tecnologia não foi listado como a principal dificuldade enfrentada nesse momento e sim o equilíbrio emocional e a capacidade de organização para estudar. A pesquisa mostra que os jovens se sentem sem apoio das instituições para cumprir com essa nova dinâmica.

Seis em cada 10 consideram que as instituições deveriam priorizar atividades que os ajudem a lidar com as emoções nesse momento: principalmente ansiedade, tédio e impaciência, sentimentos citados como os mais marcantes no período de isolamento social.

Preocupada com essas questões, a ADEC resolveu criar esse novo projeto de Pré-vestibular social com aulas online de reforço e também um acompanhamento individualizado por voluntárias da área de psicologia para que as estudantes consigam não só reforçar o aprendizado, como também, melhorar a capacidade de concentração e estudo, além de se sentirem apoiadas.

 

Postagens Recentes
Projeto Social Bossa Feminina